Sobrevivencialista br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programas de Fidelização

Ir para baixo

Programas de Fidelização Empty Programas de Fidelização

Mensagem por Kojitani Qua Jan 30, 2013 2:21 pm




Programas de Fidelização estão, atualmente, em voga. Embora já existam de longa data, apenas agora estão se tornando conhecidos no Brasil, muito embora nem todos saibam usa-los corretamente, ou coerentemente. Quando você é membro de um programa de fidelização você acumula vantagens em ser um associado e muitos programas de fidelização possuem um sistema de recompensas, baseados em troca, e/ou possuem diversas parcerias das quais os membros possam se beneficiar. Neste tópico eu darei um exemplo e a forma como pode causar um grande impacto.

Como exemplo, usarei um sistema que mescla vários - O Programa Multiplus Fidelidade, do qual fazem parte dois parceiros importantes - o TAM Fidelidade e o KM de Vantagens.

Em verdade o Programa Multiplus é da TAM - mas, não entraremos nesse mérito, porque eles separaram o TAM Fidelidade, na criação do Multiplus apenas por questões de Elisão Fiscal. Ou seja, o Multiplus só da Lucro, enquanto a TAM diminui a margem para pagar menos impostos.

- Vamos Passo a Passo:

O Primeiro passo é se cadastrar nos 3 programas - No TAM - que gera um cadastro automático no Multiplus, e, no KM de Vantagens.

O Segundo passo é verificar com seu gerente - o Programa de Fidelidade do Cartão de Crédito. De posse dessas informações - você deverá verificar a validade dos seus pontos no programa do Cartão de Crédito - No KM de vantagens é de 1 ano e no Multiplus/TAM é de 2 anos. A maioria dos programas dos cartões é de 1 ano - alguns cartões tem validade ilimitada (O que não convém transferir sem planejamento de uso) - tendo em vista o prazo dos seus pontos - você pode ampliar a validade dos mesmos, realizando a transferência pouco antes de vencer - um mês antes é melhor, para evitar desgastes com quaisquer problemas.

No KM de Vantagens - Existem alguns pontos importantes - Primeiro, é a possibilidade de transferência dos pontos da KM de Vantagens para o Multiplus (que possibilitará no resgate de passagens aéreas), essa transferência tem custo - a cada 10.000 pontos custam 100,00 reais, atualmente. Mas, vale a pena. Ainda mais para viagens programadas com exatos 3 meses de antecedência, explicarei posteriormente. Nesse ponto, vou frisar, o limite é de 20.000 pontos para transferência no período de 12 meses - realize esse passo assim que possível - o que não demorará se você tiver um carro ou um amigo que tenha um. Isso nos leva ao segundo ponto importante - Uma vez cadastrado na KM de Vantagens, toda vez que você abastecer no posto do Ipiranga, você acumulará pontos de acordo com alguns critérios - em qualquer posto, nas lojas de conveniências ou em seu posto favorito (esse é importante), deve para tanto apresentar seu CPF como membro do programa. O seu posto favorito tem um acumulo superior, nesse momento ocorre uma promoção de a cada 1 real = 4 KM - os bancos premiam com 1 dólar = 1 ponto, ou seja, a cada 2 reais (basicamente) é 1 ponto. Nesse momento, o Ipiranga esta dando o dobro de pontos do que um banco dá normalmente - o normal é a cada 1 real = 3 KM. Mas, existe um adendo - SE você pagar no Cartão de crédito (Crédito) - Você pontuará nos dois programas - DO Cartão e da KM - O Segredo aqui é - Cadastrar quantos membros da família for possível, ao ultrapassar os 20.000 pontos, passe a abastecer o cartão do outro membro (dando o CPF dele) - Isso só é possível na KM - o do cartão não é possível e nem é possível transferir pontos para outra pessoa - mas, no abastecimento do carro é quem abastece que ganha os pontos. Agora um outro ponto também importante é que a cada amigo indicado, você ganha KM e o seu amigo também, desde que ele se cadastre através do e-mail com seu ID de indicação. A questão pontos tem a relação de quanto custa uma viagem de avião e outros produtos - Um CD por 5000 pontos é um absurdo, quando você pode pegar uma viagem de avião com 3.000 pontos por trecho. Tem que se analisar bem o uso racional dos pontos (preferencialmente, em viagens Internacionais, de acordo com baixa e alta temporada, no Nacional não existe esse procedimento) - o excedente dos 20.000 pontos, depois de abastecidos os cartões dos cadastrados e transferidos para o Multiplus - pode ser usado de uma outra forma também interessante - como VALE COMBUSTÍVEL.

Ou seja, quanto mais pontos você acumular mais vantagens você pode diversificar - isso também pode se tornar uma vantagem até no pagamento de contas, alguns cartões não cobram taxa para pagamento de contas no Cartão de Crédito, outras cobram, analise a questão e veja se é vantagem o pagamento das mesmas - isso tem que ser feito individualmente.

Na KM - resumindo, tem as vantagens de: Acumulo para transferência para Multiplus (limitado em 20.000 KM) - lembrando que quanto mais pessoas da sua família imediata você puder cadastrar para acumular e transferir para o Multiplus melhor - E, a outra vantagem é o Vale Combustível.

No Cartão de Crédito - Transferência para o Multiplus para adquirir passagens aéreas.

No Multiplus - Apenas passagens aéreas, ou alguma promoção muito vantajosa - tais como, ás vezes, aparecem na Livraria Cultura. Mas, no geral apenas na TAM.

No TAM Fidelidade - Na aquisição de passagens no Nacional - para vôos diretos (e apenas diretos) existe uma variação de 3000 a 10000 pontos (com mais de 7 dias de antecedência) - a probabilidade de se localizar uma viagem com 3000 ou 4000 pontos é grande desde que se veja no limite dos 3 meses de antecedência a data da viagem. Ou seja, se você transferir 20.000 pontos da KM - você tem a possibilidade de conseguir até 5 trechos (em viagens programadas), ou minimamente 2 Trechos. A pensar que uma passagem fora de Megapromo não tem um valor assim tão baixo - e, é claro que você não vai gastar ponto com cidade vizinha - tipo RJ/SP ou SSA/AJU - Mas, irá gastar pontos para viagens tipo - RJ/SSA ou SP/SSA, ou outros destinos que possuam itinerário direto. Mas, é no Internacional que vale a pena - No Internacional, fora de promoção um itinerário padrão é de 20.000 (em baixa temporada), SE você transferir de várias pessoas da sua família através da KM - ou seja, digamos da esposa/marido e o seu - dará um total de 40.000 pontos - suficiente para uma pessoa IDA e VOLTA - fazendo com que se necessite apenas a compra para uma pessoa - e pagando apenas as taxas do que se usará pontos - o que dá uma economia brutal, mas antes de se fechar a compra com os pontos tem que se analisar o valor monetário (para o caso de mais de um passageiro) - porque pontos não tem relação com dinheiro - é a mesma pontuação para qualquer horário - mas, em valor - os preços mudam de acordo com cada horário - ou seja, primeiro você deve definir o horário de acordo com o valor pagante e pegar o mesmo selecionado com pontos.

Agora, tirando a vantagem de realizar uma grande economia com passagem aérea e conhecer novos lugares, passar umas férias, ou poder realizar uma viagem de urgência, por qualquer motivo - o que mais? Compras no exterior. Você pode economizar muito dinheiro viajando uma vez por ano ou a cada dois anos (ou menos, dependendo do seu poder aquisitivo) e ir fazer compras no exterior (com ou sem a família).

Analise o texto acima, pense nas possibilidades e no quanto você esta perdendo hoje, por falta de informação e em como isso pode te ajudar - o dinheiro que você economiza com viagens, por exemplo, pode ser investido em uma preparação de estoque alimentício (que também é dinheiro, pense nesse estoque como uma poupança - o mês que você está necessitando de redirecionamento de recursos, você deixa de realizar compras - usando do estoque - e tem um alívio financeiro imediato, sem ter que recorrer aos bancos ou financeiras, poupando gastos com juros exorbitantes e dores de cabeça)

As possibilidades vão de acordo com o que você idealizar - gerando desde lazer até segurança financeira e familiar.

Programas de Fidelização Price-tag Tags / Palavras chave: Fidelização
Kojitani
Kojitani
 
 

Mensagens : 4
/ Pontos : 4101

"Que que há, Velhinho?"


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos