Programas de Fidelização

Ir em baixo

Programas de Fidelização

Mensagem por Kojitani em Qua Jan 30, 2013 2:21 pm




Programas de Fidelização estão, atualmente, em voga. Embora já existam de longa data, apenas agora estão se tornando conhecidos no Brasil, muito embora nem todos saibam usa-los corretamente, ou coerentemente. Quando você é membro de um programa de fidelização você acumula vantagens em ser um associado e muitos programas de fidelização possuem um sistema de recompensas, baseados em troca, e/ou possuem diversas parcerias das quais os membros possam se beneficiar. Neste tópico eu darei um exemplo e a forma como pode causar um grande impacto.

Como exemplo, usarei um sistema que mescla vários - O Programa Multiplus Fidelidade, do qual fazem parte dois parceiros importantes - o TAM Fidelidade e o KM de Vantagens.

Em verdade o Programa Multiplus é da TAM - mas, não entraremos nesse mérito, porque eles separaram o TAM Fidelidade, na criação do Multiplus apenas por questões de Elisão Fiscal. Ou seja, o Multiplus só da Lucro, enquanto a TAM diminui a margem para pagar menos impostos.

- Vamos Passo a Passo:

O Primeiro passo é se cadastrar nos 3 programas - No TAM - que gera um cadastro automático no Multiplus, e, no KM de Vantagens.

O Segundo passo é verificar com seu gerente - o Programa de Fidelidade do Cartão de Crédito. De posse dessas informações - você deverá verificar a validade dos seus pontos no programa do Cartão de Crédito - No KM de vantagens é de 1 ano e no Multiplus/TAM é de 2 anos. A maioria dos programas dos cartões é de 1 ano - alguns cartões tem validade ilimitada (O que não convém transferir sem planejamento de uso) - tendo em vista o prazo dos seus pontos - você pode ampliar a validade dos mesmos, realizando a transferência pouco antes de vencer - um mês antes é melhor, para evitar desgastes com quaisquer problemas.

No KM de Vantagens - Existem alguns pontos importantes - Primeiro, é a possibilidade de transferência dos pontos da KM de Vantagens para o Multiplus (que possibilitará no resgate de passagens aéreas), essa transferência tem custo - a cada 10.000 pontos custam 100,00 reais, atualmente. Mas, vale a pena. Ainda mais para viagens programadas com exatos 3 meses de antecedência, explicarei posteriormente. Nesse ponto, vou frisar, o limite é de 20.000 pontos para transferência no período de 12 meses - realize esse passo assim que possível - o que não demorará se você tiver um carro ou um amigo que tenha um. Isso nos leva ao segundo ponto importante - Uma vez cadastrado na KM de Vantagens, toda vez que você abastecer no posto do Ipiranga, você acumulará pontos de acordo com alguns critérios - em qualquer posto, nas lojas de conveniências ou em seu posto favorito (esse é importante), deve para tanto apresentar seu CPF como membro do programa. O seu posto favorito tem um acumulo superior, nesse momento ocorre uma promoção de a cada 1 real = 4 KM - os bancos premiam com 1 dólar = 1 ponto, ou seja, a cada 2 reais (basicamente) é 1 ponto. Nesse momento, o Ipiranga esta dando o dobro de pontos do que um banco dá normalmente - o normal é a cada 1 real = 3 KM. Mas, existe um adendo - SE você pagar no Cartão de crédito (Crédito) - Você pontuará nos dois programas - DO Cartão e da KM - O Segredo aqui é - Cadastrar quantos membros da família for possível, ao ultrapassar os 20.000 pontos, passe a abastecer o cartão do outro membro (dando o CPF dele) - Isso só é possível na KM - o do cartão não é possível e nem é possível transferir pontos para outra pessoa - mas, no abastecimento do carro é quem abastece que ganha os pontos. Agora um outro ponto também importante é que a cada amigo indicado, você ganha KM e o seu amigo também, desde que ele se cadastre através do e-mail com seu ID de indicação. A questão pontos tem a relação de quanto custa uma viagem de avião e outros produtos - Um CD por 5000 pontos é um absurdo, quando você pode pegar uma viagem de avião com 3.000 pontos por trecho. Tem que se analisar bem o uso racional dos pontos (preferencialmente, em viagens Internacionais, de acordo com baixa e alta temporada, no Nacional não existe esse procedimento) - o excedente dos 20.000 pontos, depois de abastecidos os cartões dos cadastrados e transferidos para o Multiplus - pode ser usado de uma outra forma também interessante - como VALE COMBUSTÍVEL.

Ou seja, quanto mais pontos você acumular mais vantagens você pode diversificar - isso também pode se tornar uma vantagem até no pagamento de contas, alguns cartões não cobram taxa para pagamento de contas no Cartão de Crédito, outras cobram, analise a questão e veja se é vantagem o pagamento das mesmas - isso tem que ser feito individualmente.

Na KM - resumindo, tem as vantagens de: Acumulo para transferência para Multiplus (limitado em 20.000 KM) - lembrando que quanto mais pessoas da sua família imediata você puder cadastrar para acumular e transferir para o Multiplus melhor - E, a outra vantagem é o Vale Combustível.

No Cartão de Crédito - Transferência para o Multiplus para adquirir passagens aéreas.

No Multiplus - Apenas passagens aéreas, ou alguma promoção muito vantajosa - tais como, ás vezes, aparecem na Livraria Cultura. Mas, no geral apenas na TAM.

No TAM Fidelidade - Na aquisição de passagens no Nacional - para vôos diretos (e apenas diretos) existe uma variação de 3000 a 10000 pontos (com mais de 7 dias de antecedência) - a probabilidade de se localizar uma viagem com 3000 ou 4000 pontos é grande desde que se veja no limite dos 3 meses de antecedência a data da viagem. Ou seja, se você transferir 20.000 pontos da KM - você tem a possibilidade de conseguir até 5 trechos (em viagens programadas), ou minimamente 2 Trechos. A pensar que uma passagem fora de Megapromo não tem um valor assim tão baixo - e, é claro que você não vai gastar ponto com cidade vizinha - tipo RJ/SP ou SSA/AJU - Mas, irá gastar pontos para viagens tipo - RJ/SSA ou SP/SSA, ou outros destinos que possuam itinerário direto. Mas, é no Internacional que vale a pena - No Internacional, fora de promoção um itinerário padrão é de 20.000 (em baixa temporada), SE você transferir de várias pessoas da sua família através da KM - ou seja, digamos da esposa/marido e o seu - dará um total de 40.000 pontos - suficiente para uma pessoa IDA e VOLTA - fazendo com que se necessite apenas a compra para uma pessoa - e pagando apenas as taxas do que se usará pontos - o que dá uma economia brutal, mas antes de se fechar a compra com os pontos tem que se analisar o valor monetário (para o caso de mais de um passageiro) - porque pontos não tem relação com dinheiro - é a mesma pontuação para qualquer horário - mas, em valor - os preços mudam de acordo com cada horário - ou seja, primeiro você deve definir o horário de acordo com o valor pagante e pegar o mesmo selecionado com pontos.

Agora, tirando a vantagem de realizar uma grande economia com passagem aérea e conhecer novos lugares, passar umas férias, ou poder realizar uma viagem de urgência, por qualquer motivo - o que mais? Compras no exterior. Você pode economizar muito dinheiro viajando uma vez por ano ou a cada dois anos (ou menos, dependendo do seu poder aquisitivo) e ir fazer compras no exterior (com ou sem a família).

Analise o texto acima, pense nas possibilidades e no quanto você esta perdendo hoje, por falta de informação e em como isso pode te ajudar - o dinheiro que você economiza com viagens, por exemplo, pode ser investido em uma preparação de estoque alimentício (que também é dinheiro, pense nesse estoque como uma poupança - o mês que você está necessitando de redirecionamento de recursos, você deixa de realizar compras - usando do estoque - e tem um alívio financeiro imediato, sem ter que recorrer aos bancos ou financeiras, poupando gastos com juros exorbitantes e dores de cabeça)

As possibilidades vão de acordo com o que você idealizar - gerando desde lazer até segurança financeira e familiar.

Tags / Palavras chave: Fidelização
avatar
Kojitani
 
 

Mensagens : 4
/ Pontos : 2143

"Que que há, Velhinho?"


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum